sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dicas de Como Proteger a Pele Do Sol

Como proteger a pele do sol de Verão

A exposição ao sol é um fator de bem-estar, mas torna-se prejudicial se não seguir determinadas regras. A radiação solar é necessária à produção de vitamina D no nosso organismo, mas essa radiação pode também provocar queimaduras dolorosas, o envelhecimento precoce da pele, e lesões cutâneas potencialmente graves.
As precauções relativamente ao sol aplicam-se a toda a gente, mas são especialmente importantes no caso das crianças e das pessoas com tipos de pele mais sensíveis.

Cuidados a ter antes e durante a exposição ao sol

1. Evite expôr-se ao sol entre as 11 e as 16 horas.
2. Aplique um bom protetor solar com meia hora de antecedência.
3. Atenção às zonas particularmente sensíveis: lábios, rosto, ombros, face anterior dos braços e pernas.
4. Atenção a áreas habitualmente esquecidas: costas das mãos e dos pés, orelhas, nuca e nariz.
5. A proteção solar é também necessária à sombra (porque a radiação é refletida) e nos dias nublados (porque os raios ultravioletas atravessam as nuvens).
6. Em caso de exposição prolongada ao sol, proteja-se com óculos escuros, um chapéu e uma t-shirt, e mantenha a hidratação bebendo água.


Como escolher um protector solar

1. A escolha do protector solar deve ser orientada pelo seu médico ou farmacêutico.
2. Os protetores solares devem ter na sua composição filtros (físicos ou químicos) destinados a bloquear a radiação UVA e UVB.
3. Os índices de proteção devem ser adequados ao seu tipo de pele.
4. As condições de conservação afetam a eficácia do protector solar: não compre um protetor solar que esteja exposto ao sol, e depois de o comprar, proteja-o do calor.
5. Evite o uso de protetores solares de um ano para o outro: em regra, o prazo de validade de um protector solar é de 12 meses após a abertura, desde que se tenha mantido em boas condições de conservação.

Fonte: www.aventaldeseda.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário